segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hábitos de Leitor





Para quem não sabe, eu costumo freqüentar um fórum para discutir literatura, o Meia Palavra. O Leonardo Pastor do blog Vísceras Literárias abriu um tópico lá no Meia sobre "Hábitos de Leitor". Esse post é uma cópia do minha resposta nesse tópico.

- Sempre encapo meus livros com contact transparente antes de ler.
- Se pego um livro emprestado pergunto ao dono se posso colocar contact.
- Quando o livro tem sobrecapa ela fica na prateleira enquanto ele está sendo lido.
- Prefiro páginas creme do que as brancas pois cansam menos a visão.
- Tomo um cuidado absurdo para não estragá-los.
- Quem não devolve um livro que emprestei ganhei meu ódio eterno.
- Quem estraga um livro que emprestei, também ganha meu ódio eterno.
- Não costumo dar meus livros, mesmo aqueles que não gosto e que tenho repetido. Sou uma colecionadora.
- Gosto de terminar coleções, mesmo que não tenha gostado do primeiro volume (por exemplo comprei os três livros do Eragon e não gostei do primeiro).
- Sou uma CCL (Compradora Compulsiva de Livros).
- Não resito a um livro em oferta e a um cupom de desconto.
- Eu cheiro livros.
- Quando gosto muito de um livro falo horas dele tentando convencer meus amigos a ler.
- Sempre assino o livro e coloco a cidade e a data em que foi comprado.
- Carimbo o meu nome e CRM embaixo da minha assinatura.
- Se estou gostando do livro o mundo pode acabar do meu lado que eu nem reparo.
- Quando um livro me prende sinto uma dor física se preciso parar de ler, então não paro nem para comer. Aí termino muito rápido e preciso reler.
- Prefiro ler deitada.
- Arrumo meus livros de acordo com várias lógicas próprias (livros de "menininha", livros de fantasia, livros sobre os reis europeus, romances históricos, e as categorias se sobrepõe. Para quem não conhece minhas estantes parecem uma enorme bagunça.
- Tenho ataques de riso e choro enquanto leio de acordo com a história e isso pode acontecer em qualquer lugar. Por exemplo, estava lendo o 6º volume do Harry Potter no metrô e comecei a chorar no final do livro.
- Gosto de livros de capa dura, mas isso não é essencial para eu comprar um livro.
- Leio de um a três livros por vez (sem contar os do trabalho).
- Uso marcadores. As orelhas dos livros foram feitas para enfeitar.
- Adoro comprar livros pela internet (saem bem mais baratos)
- Já comprei tanto em uma livraria virtual mandando entregar na loja física que fiz amizade com os atendentes da loja física
- Quando "descubro" um autor não sossego enquanto não compro todos os livros dele.
- Adoro livros "de menininha".
- De vez em quando sento ao lado de uma das minhas estantes e fico tocando meus livros com as mãos para escolher qual irei ler pelo tato.
- Tenho uma lista enorme de livros para ler que é atualizada cada vez que compro um novo com livros passando a frente.
- Adoro passear por livrarias, mesmo que não vá comprar nada. Aproveito e pego um livro e se o sofá estiver ocupado sento no chão e fico lendo.
- Adoro descobrir um livro na livraria do shopping mais caro do que acabei de comprar pela internet
- Não resisto a "toda a seção de livros em promoção".
- Adoro sebos.
- Dou livros de presente para meus sobrinhos, assim eles adquirem o gosto pela leitura desde cedo.

4 comentários:

Leonardo Pastor disse...

Olá, Cynthia!

Coloquei um link também lá no post para seu blog.

Abraços!

Anônimo disse...

Ei Cynthia! O blog "O que elas estão lendo!?" está com sorteio!

Como você é nossa seguidora, viemos aqui te lembrar que amanhã é o último dia para participar.

Como participar? Só deixar um comentário dizendo: Eu quero participar!

Você vai estar concorrendo ao livro do famoso escritor brasileiro Pedro Drummond.

Depois é só cruzar os dedos!

beijos e boa sorte

Equipe "O que elas estão lendo!?"
www.elasestaolendo.blogspot.com

Gabriel Cezar disse...

oi, gosto muito do seu blog e queria saber se, por favor, tem como vc me dizer quais sao esses livros clássicos de capa dura que vc tem e a editora deles(simplesmente fiquei fascinado quando os vi no post 'estantes').
Brigadão!

P.S. essa edição de guerra e paz da itatiaia é muito ruim a traduçao(porque eu achei num sebo na net e ela é de 1968)?
BJs.

Cynthia disse...

Oi Gabriel,
Suponho que você está falando dos livros na 1ª prateleira na estante da direita.
Os livros de capa dura no canto direito são:
- Os Miseráveis de Victor Hugo em três volumes. (esse eu não sei dizer qual a editora, tradutor e edição porque comprei em um sebo e a página com essas informações foi arrancada nos três tomos)
- Moby Dick de Herman Melville em dois volumes (esse pertenceu ao avô materno do meu marido). É uma edição primorosa da José Olympio Editora feita em dezembro de 1956. Tem prefácio de Rachel de Queiroz 280 ilustrações