sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

As Memórias do Livro


People Of The Book - Geraldine Brooks

Fiquei bastante tempo sem postar porque, tal como o burro da história infantil que morre de fome em frente a dois fardos de feno porque não conseguiu decidir-se sobre qual deveria comer primeiro, eu estava na dúvida sobre qual seria o primeiro livro a ser lido no ano.

Assim, numa explosão de energia (sempre fico curiosa a respeito dessa expressão quando leio em um livro e resolvi usar agora), finalmente decidi pelo Memórias do Livro.

O livro é uma obra de ficção inspirada na verdadeira história da Hagadá de Sarajevo. Para quem não sabe, Hagadá é um livro de orações judaico.

No livro, Hanna Heath, uma conservadora de livros australiana, é chamada para restaurar e analisar a Hagadá que foi encontrada após anos de guerra civil na Bósnia. Durante o trabalho de conservação da Hagadá, Hanna acha evidências como um pedaço de asa de borboleta, um pouco de sal, uma mancha de vinho que lhe dão pistas da trajetória do livro ao longo dos séculos. É como se a cada fragmento identificado o livro relembrasse os caminhos que percorreu, dos mais recentes até sua confecção.

Além disso, ele também fala muito de tolerância (ou da falta dele) e como muito é perdido devido ao preconceito e ao medo do diferente. Pareceu bem apropriado para esses tempos de guerra que estamos presenciando, via satélite, na Faixa de Gaza. Muito bom!

O engraçado é que "namorei" esse livro por muito tempo e nunca me decidia por comprá-lo. Um dia a Thaís me ligou e disse que tinha comprado esse livro e que era muito bom. Realmente dá para confiar nas indicações que ela faz.

Fico por aqui. Beijos

0 comentários: